A Prefeitura de Tramandaí, por meio do Procon Municipal, alerta sobre o grande número de casos do golpe praticado no mercado via telefone e diretamente por WhatsApp.
O golpe acontece quando o fraudador, por meio de contato telefônico ou principalmente whatsapp, se identifica como funcionário do Procon, informa sobre o andamento das solicitações e tenta convencer o consumidor de que tenha boletos para pagar referente a devolução dos valores.
O Procon Tramandaí ressalta que NÃO ENTRA EM CONTATO POR WHATSAPP.
Em um destes casos, já foi possível efetuar a devolução de uma quantia de R$ 36.834,23, onde o consumidor recebeu uma mensagem e informou que queria o cancelamento do empréstimo, diante dos fatos, o golpista encaminhou um boleto nominal de outra empresa dizendo que era para o consumidor fazer o pagamento para o banco e que o empréstimo seria cancelado.
“O importante é ficar atento caso receba alguma ligação ou mensagens pelo WhatsApp. Não repassem informações, não tirem fotos e nem encaminhe documentos, pois é o fraudador que está se passando pelo banco. Na dúvida procure o seu banco ou diretamente o Procon, que fica localizado no segundo andar da Prefeitura de Tramandaí”, destacou a Coordenadora do Porcon Tramandaí, Bárbara Nichel.
Cuidados importantes na hora de fazer transações financeiras pela internet:
1- Não fornecer dados pessoais em ligações recebidas ou whatsapp.
2- Não realizar pagamentos para liberação de empréstimo.
3- Conferir atentamente os dados do boleto bancário ou do destinatário do PIX antes de efetivar a transação financeira,
5- Não encaminhe fotos tipo selfie para cancelar empréstimos ou documentos com foto.
O Procon orienta aos consumidores que ao receberem contato sobre empréstimos ou qualquer conversa similar, que tenham atenção redobrada e não façam nenhuma transação por meio de whatsapp, devendo sempre procurar o banco que supostamente realizou o empréstimo.
Texto: Alanna Hanna (ASCOM)
Foto/imagem: Alanna Hanna (ASCOM)
Produção: Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Tramandaí (ASCOM)
Jornalista responsável: Maxwell Bernardes - Registro Profissional 19572/RS