No último sábado (03), o Departamento de Proteção Animal (DEPAN), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA), realizou o primeiro dia do mutirão de castração de animais. A ação atendeu 78 animais, sendo 58 fêmeas de gatos e 20 fêmeas de cães, que foram castradas e receberam a implantação de microchips. O segundo e último dia do mutirão será em 17 de setembro.
A iniciativa contemplou animais em situação de rua, semi-domiciliados e comunitários, além de protetores independentes e de famílias reconhecidamente em situação de vulnerabilidade. Os procedimentos foram realizados em uma clínica veterinária conveniada, que disponibilizou uma van para o transporte de animais, sendo que vários foram buscados em suas residências.
“A curto prazo a esterilização reprodutiva é uma das ações mais efetivas para cães e gatos afim de controlar o crescente número desses animais e as consequências como abandono, maus-tratos e zoonoses. Se os 78 animais que foram castrados entrassem no cio, em apenas uma gestação gerariam em torno de 470 filhotes”, explicou a diretora do DEPAN, Giovana Ghidini.