As secretarias estaduais de Turismo (Setur), Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) e Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) assinaram, esta sexta-feira (2/9), durante a 45ª Expointer um acordo de cooperação para realizar estudos e avaliar a viabilidade e condições para criação da Rota da Agroecologia e da Câmara Temática de Agroecologia.
A futura implementação da rota dará destaque ao turismo voltado para o agronegócio e a agricultura sustentável. O mapeamento de empreendimentos que trabalham com produtos orgânicos é um dos pontos a serem trabalhados. Essa medida tem o objetivo de possibilitar as agências de turismo identificarem as experiências a serem promovidas para o público.
Também com o enfoque na produção orgânica, visando a valorização das boas práticas no setor do agro, a câmara temática pretende promover o diálogo entre sociedade civil e poder público.
Os resultados dos estudos de viabilidade técnica para colocar em prática os dois projetos devem ser concluídos até o fim deste ano. “É um tema que ultrapassa as três pastas envolvidas, pois tem tudo a ver com desenvolvimento econômico e social, geração de emprego e renda, além de apostar na sustentabilidade. Estamos comprometidos para colocar em prática essas ações no prazo proposto”, disse o governador Ranolfo Vieira Júnior.
Texto: Lucas Barroso
Edição: Secom