Offline
Samu de Pelotas passa a usar smartphones para qualificar atendimento
Publicado em 02/09/2022 16:17
Pelotas
As equipes das Unidades de Suporte Básico (USB) e de Suporte Avançado (USA), que fazem o atendimento nas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), passaram a utilizar, já no mês de agosto, um aplicativo para smartphones como ferramenta para qualificar o atendimento aos pacientes.  

O aplicativo chamado de SAPH - Sistema de Atendimento Pré-Hospitalar faz todo o contato com Central de Regulação Médica. Quando a central recebe a ligação do usuário, após realizar o preenchimento de uma ficha com os dados básicos,  a ligação é encaminhada para o médico regulador que define se é o caso de enviar uma ambulância até o local. Se for considerado necessário, a equipe recebe as informações via aplicativo e, quando ela chega ao local, entra em contato com a central, envia os dados do atendimento e recebe orientações, inclusive é possível utilizar a câmera para que os médicos tenham mais informações e possam orientar com mais propriedade.  

A coordenadora do Samu, Sabrina Lima, explica que todo o atendimento é registrado em tempo real e no momento do encerramento já é possível enviar o boletim ao paciente, por e-mail. Antes da implementação do sistema, era tudo manuscrito, o que atrasava o processo e dificultava a busca dos arquivos quando necessário. “Estamos percebendo a importância de o boletim ser feito pelo smartphone para dar rapidez ao atendimento, o deslocamento da equipe é mais célere, a conversa da equipe com o médico no momento de definir a conduta do atendimento também é mais ágil e fácil”, avalia. Sabrina fez questão de enfatizar à população que o novo sistema já está em pleno funcionamento, portanto se as equipes do Samu forem vistas utilizando os celulares durante um atendimento, o equipamento não é em uso pessoal, mas sim, faz parte processo de trabalho.

ascom@pelotas.rs.gov.br

 
Comentários