Dois homens envolvidos na prática de diversos crimes nas últimas semanas foram presos nesta segunda-feira (22) pela Guarda Municipal de Imbé (GMI). A ação foi finalizada no bairro Courhasa após uma perseguição que começou junto à ponte Giuseppe Garibaldi, na entrada da cidade. Houve troca de tiros. Nenhum agente municipal foi ferido.
Conforme informações da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMUSP-T), um automóvel com placas clonadas atravessou a ponte em direção à cidade de Tramandaí. A partir das imagens das câmeras de cercamento eletrônico, que fazem a leitura das placas dos veículos que entram e saem do município, uma guarnição iniciou a perseguição aos bandidos quando eles cruzaram a ponte e ingressaram novamente na cidade.
Durante a perseguição, que seguiu pelas avenidas Osório e Paraguassú, a viatura com os agentes foi alvejada por disparos efetuados pelos criminosos. Os guardas municipais revidaram e, nas proximidades da Delegacia de Polícia Civil, no bairro Courhasa, foram finalmente abordados e presos. Os indivíduos têm 19 e 24 anos de idade e já estiveram presos por homicídio.
Além do veículo clonado, foram apreendidos uma pistola 9mm, dois revólveres calibre 38, dois carregadores estendidos de pistola, 60 munições intactas e outras 48 munições deflagradas, além de quatro galões com etanol. Os criminosos foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil de Tramandaí, onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante por porte de arma de fogo e receptação.
Pelas redes sociais, o prefeito Ique Vedovato cumprimentou os agentes municipais pelo êxito da ação. “Parabéns a toda a corporação da nossa valorosa Guarda Municipal pelo excelente trabalho que vem realizando”, escreveu. Ele também celebrou o fato de nenhum agente municipal ter sido ferido durante a ocorrência. “A melhor parte de tudo é que nosso pessoal teve êxito e foi preservada a integridade física dos nossos guardas e da população também”, disse o prefeito. “Menos dois na rua e a nossa sociedade um pouco mais segura”, finalizou.
O secretário titular da SEMUSP-T, Vinicius Rebechi, também ressaltou a importância do trabalho realizado pela Guarda Municipal em Imbé. “A agilidade para identificação do veículo suspeito e a comunicação eficaz do Centro de Operações com as nossas viaturas que realizam o patrulhamento foram fundamentais para o sucesso dessa ocorrência”, comentou. “Isso demonstra, principalmente, a importância do trabalho realizado pelos nossos agentes”, concluiu Rebechi.