Acorda Pedrinho! Isso mesmo, acordo para a vida, hoje é Dia do Estudante. Ser estudante não depende de estar na escola, na faculdade ou em qualquer curso, depende de uma escolha. Quem escolhe estudar, escolhe não aceitar o que lhe é imposto, escolhe pensar, escolhe ter opinião crítica e ver o mundo a partir de sua própria interpretação.
Ser estudante tem muitos significados. Para alguns é apenas uma parte “chata” da vida e se resume a aprender conteúdos que fazem parte de uma matriz curricular. Para outros é um caminho, uma oportunidade de carreira, uma maneira de mudar de vida. É, principalmente, uma mudança na forma de pensar e ver o mundo. Essa última é a maior maravilha que o ensino pode dar ao estudante, mas nem todos alcançam esse patamar, só aqueles que realmente se abrem para esse mundo maravilhoso do compartilhar e aprender todos os dias.
Para estudar precisa querer, precisa ter olhos curiosos e mente alerta. Estudar e aprender depende de como vemos o mundo e como queremos fazer parte dele. Para aqueles que acham que já aprenderam tudo, sinto muito, pois a essência da vida é entender que aprendemos todos os dias, com todas as pessoas. Podemos aprender com bons e maus exemplos, livros, vídeos e até mesmo com a vivência do outro. Feliz de quem nunca se cansa de ser estudante. Viva ao estudante, viva todos aqueles que são estudante da vida e não cansam de aprender e ensinar.
Valéria Dias - Formada e Mestre em Administração (UFSM)
. Yasmin Rodrigues Ramos
Senac Tramandaí