A instrução normativa que orienta a implantação da Avaliação Continuada dos Serviços Públicos Estaduais Digitais foi apresentada aos pontos focais nos órgãos do Executivo estadual na tarde desta quarta-feira (15/6). Critérios, cronograma e outras informações foram compartilhadas por integrantes do Escritório de Desenvolvimento de Projetos (EDP), que lidera o rs.gov.br em parceria com a Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG) e o Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Procergs).
“A implantação da avaliação é uma necessidade que, por um lado, decorre de orientações legais e, por outro, proporciona uma oportunidade de aprimoramento dos serviços prestados”, afirmou no evento o diretor-geral do EDP, Hiparcio Stoffel.
Cerca de 70 pessoas participaram das duas sessões de apresentação da avaliação, que se baseia na mensuração da satisfação dos usuários e na qualidade percebida dos serviços, e prevê análise nos seguintes aspectos:
- Satisfação do usuário com o serviço prestado;
- Qualidade do atendimento;
- Cumprimento dos compromissos e prazos definidos;
- Quantidade de manifestações de usuários;
- Medidas adotadas para melhoria e aperfeiçoamento.
Além desses critérios, cada órgão da administração pública estadual direta e indireta pode estabelecer quesitos complementares. O cronograma de implantação deverá ser elaborado e enviado, até 31 de julho, ao EDP pelo e-mail estrategiadigital@edp.rs.gov.br.
Os serviços digitais estaduais encontram-se concentrados no portal rs.gov.br e estão disponíveis também por meio de outras centrais. O rs.gov.br soma 498 serviços estaduais, dos quais 89% são digitais e 69% são considerados digitais avançados, ou seja, funcionalidades com atendimento integral por meio digital, sendo a meta chegar a 100% até o fim de 2022.
Os dados resultantes das avaliações de serviço serão verificados anualmente pela SPGG, por meio do EDP, e servirão de subsídio para reorientar e ajustar os serviços prestados. Está prevista a divulgação desses resultados, incluindo um ranking dos órgãos e entidades com melhor nota por parte dos usuários.
Também participaram do detalhamento da Instrução Normativa 8/2002 da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), publicada no Diário Oficial do Estado de 3 de junho, o diretor de Desenvolvimento de Negócios do EDP, Fabiano Fernandes, o servidor Rodrigo Prates e o restante da equipe do projeto.
Texto: Bianka Nieckel/Ascom EDP
Edição: Secom