Na quarta-feira (25), aconteceu mais um encontro do projeto "Nesta Cesta Básica Também tem Cidadania". A iniciativa, que busca informar famílias em processo migratório e que residem na Zona Norte de Imbé sobre os serviços, projetos e programas de políticas públicas do município, é uma realização da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS), através do Centro Público "Usina de Ideias". O encontro teve foco na apresentação dos serviços de saúde oferecidos pela política pública municipal.
Além das famílias convidadas e da equipe de referência da Usina de Ideias, também participaram a coordenadora da Atenção Primária da Secretaria Municipal de Saúde, Roqueli Matos, e a assistente social, Mairi Arezi.
Roqueli explicou as formas e os meios de acesso aos serviços de saúde do município, assim como explanou as diferenças e os tipos de atendimento oferecidos pelas Unidades de Saúde da Família, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), Policlínica 24h e Hospital Tramandaí, que é referência para a cidade, apontando o local mais indicado de acordo com a situação especifica de necessidade da família.
A função de cada ente que compõe o Sistema Único de Saúde (SUS), foi explicada às famílias pela assistente social que trouxe as responsabilidades da União, dos estados e dos municípios, assim como as competências de cada um.
A técnica de serviço social que é a responsável pelo projeto, Ana Paula Silveira, exaltou a importância desses encontros. “Nosso objetivo é de que todos os presentes aqui hoje, saiam com as informações e o direcionamento necessário para acessar os serviços oferecidos de forma correta”, explicou Ana Paula.
-----------------------------------
TEXTO: José Luiz Filho
FOTOS: Divulgação SMD