Offline
Vigilância Ambiental realiza pesquisa vetorial em casos de suspeita de dengue
Imbé
Publicado em 01/04/2022

O Departamento de Vigilância Ambiental, da Secretaria Municipal de Saúde, está fazendo uma pesquisa vetorial, que serve como delimitação de foco, no entorno dos casos com suspeita de dengue do município, nos balneários Mariluz, Mariluz Norte e Centro. Nesta sexta-feira (1º de abril), foi realizada a coleta de sangue de um novo paciente com suspeita da doença. A ação teve o acompanhamento da Vigilância, que desenvolveu a pesquisa vetorial e o primeiro atendimento com instruções de cuidados e orientações para o caso de piora clínica do paciente.

O restante da equipe realizou a delimitação de focos de mosquitos no entorno da casa. Vale lembrar que este trabalho é feito de forma rotineira pelo Departamento, mas hoje exigiu a centralização especifica no local

No período da tarde, as equipes realizam mais uma pesquisa vetorial, desta vez em outra residência com suspeita de dengue. Além de vistoriar a casa, uma varredura é feita em uma área de dois quarteirões ao redor do imóvel, espaço considerado como o foco principal de onde o mosquito pode estar, cerca de 300 metros de distância.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Ambiental, Halina Borba, na próxima semana, o Departamento realizará ações pontuais em diversos locais da cidade, verificando possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

 

Comentários