Na tarde de quarta-feira (23), foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Saúde Mental em Imbé. A reunião aconteceu na EMEF Estado de Santa Catarina, e foi centralizada pelo tema “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços de atenção psicossocial do SUS”. Além do tema central, quatro eixos derivados também foram debatidos. Diversas autoridades participaram, entre elas, o prefeito em exercício Régis Cacetinho.
A conferência teve por objetivo discutir e desenvolver propostas para melhoria do serviço com base nos quatro eixos temáticos, que são: o cuidado em liberdade como garantia de direito à cidadania, a gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental, a política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, Integralidade e Equidade, e os impactos na saúde mental da população, desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-sindemia.
A ação definiu, através de votação, as 12 propostas prioritárias e os delegados municipais que representarão o município na 4ª Conferência Estadual de Saúde Mental do Rio Grande do Sul. As propostas e delegados escolhidos foram:
EIXO I
Construção de um serviço de saúde, CAPS I, contemplando crianças, adolescentes, dependentes químicos e usuários em geral.
Criação de setor publico para incentivo de cooperativas de trabalho com resíduos sólidos, para usuários do serviço de saúde mental e sistema prisional.
Reestruturar o serviço de psicologia nas escolas.
EIXO II
Disponibilização de espaço físico destinado ao desenvolvimento de oficinas terapêuticas, a fim de acolher pacientes de saúde mental.
Investimento em capacitação de equipe técnica para atendimento e acompanhamento de usuários conforme demanda apresentada.
Formação de multiplicadores na rede municipal, a fim de agir de forma preventiva dentro da saúde mental.
EIXO III
Criação dentro dos serviços de saúde de um fluxograma que oriente os critérios de encaminhamento para o serviço de saúde mental.
Criação de núcleo psicológico dentro das escolas para promoção de saúde mental para comunidade escolar.
EIXO IV
Contração de profissionais especializados ao atendimento de saúde mental, bem como neuropediatra e psiquiatra infantil.
Profissional oficineiro com treinamento e capacitação em saúde mental, para desenvolver tal atividade.
Criação e implementação de CREAS e CAPS municipal.
Desenvolvimento de programa específico para prevenção e promoção de saúde mental para servidores municipais.
DELEGADOS:
José Paulo Pereira;
Cláudia Ferraro Athayde.
TEXTO: José Luiz Filho
FOTOS: Ivan de Andrade