O Centro de Especialidades Médicas, localizado no Pronto Atendimento da Zona Norte, no balneário Santa Terezinha, ofertou no mês de fevereiro 870 consultas médicas, divididas entre ginecologista, gastroenterologista, neurologista, pediatra, traumatologista e nutricionista. Porém, um fator que preocupa a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é o grande número de pacientes que faltaram e não comunicaram o Setor de Marcação de Consultas. Conforme o levantamento feito pela SMS, foram registradas 193 ausências, o que representa 22,18% do total de consultas do mês.
O maior número de faltas foi verificado nos atendimentos com ginecologista. Dos 264 atendimentos, 56 pacientes faltaram, o que representa 21% do total de agendamentos. O número de ausências também foi grande para a especialidade de traumatologista, com 31 faltantes de 84 pacientes, o que totaliza o percentual de 37% de faltantes. O índice de ausências mais baixo foi conferido nos atendimentos com gastroenterologista, especialidade para a qual foram realizadas 72 consultas, com sete faltas, totalizando 9,7%.
O procedimento correto no caso de impossibilidade de comparecimento é informar a Marcação de Consultas com no máximo 24 horas de antecedência ao horário agendado. A comunicação pode ser feita através de ligação para o telefone (51) 3627-8505. Este número também recebe mensagens por WhatsApp.
“Reforço o pedido para que nos comuniquem da impossibilidade de comparecer, lembrando também que, desta forma, outro paciente que está na fila de espera pode ser comunicado para comparecer à consulta”, ressaltou o secretário da SMS, Tierres da Rosa.