O objeto não transportava pessoas, mas poderia ter causado um incidente se colidisse com as aeronaves. SBT nega relação com o voo; responsável pela soltura é procurado
As equipes de tráfego aéreo e os passageiros presentes no Aeroporto Internacional de Guarulhos, na manhã deste domingo (20/2), passaram por momentos de tensão quando um balão de ar quente caiu dentro do pátio de entrada e saída de aviões. Uma espécie de faixa amarrada ao objeto cobriu uma das aeronaves do local, da companhia Gol. Por sorte, a parte que poderia causar um incidente, o motor que possibilita a movimentação do objeto, não colidiu com nenhum veículo. Veja o momento:
Não houve registro de feridos, mas o incidente paralisou as atividades no local por alguns minutos. Ao Correio, a GRU Airport, que administra o aeroporto, afirmou que a queda foi registrada às 8h40 e que "a operação foi paralisada para recolher o material". "A rápida atuação para a retirada do balão não provocou interferência ou gerou riscos nas operações, que foram normalizadas às 8h49", diz a nota.
aeronave atingida pela faixa não sofreu nenhum dano e pode seguir para a decolagem, com destino a Buenos Aires. A GRU Airport ainda afirmou que, nos últimos dois anos, contabilizou mais de 77 ocorrências com balões, no local. "Por mais que no Brasil a soltura de balões seja crime, ainda é frequente esse tipo de prática. Em 2020, a concessionária contabilizou mais de 33 ocorrências com balões. Em 2021, foram 44 registros", pontuaram.De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), o caso será investigado pela 3ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), localizada dentro do aeroporto. A atividade de soltar balões é criminosa, de acordo com a lei de 1998.
Por esse motivo, o foco da investigação será encontrar o responsável pelo voo do objeto. De acordo com a SSP, em 2021, 43 pessoas foram presas e 113 balões foram apreendidos em São Paulo.
Balão tinha logo da SBT
O fato que chamou a atenção foi que o objeto estava decorado com a logo da emissora SBT e com caricaturas de personagens do programa humorístico da casa, o A Praça é Nossa. A faixa que era arrastada pelo balão também mostrava outros personagens da atração.
Correio Braziliense