A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Pesca, Proteção Animal e Agricultura (SEMMAPA) realiza nesta sexta-feira (07), a primeira atividade da quarta edição do projeto “Nossa Onda é Preservar”. Também, neste mesmo dia, ocorrerá mais uma edição da Feira de Adoção, organizada pelo Departamento de Proteção Animal (DEPAN). As atividades vão acontecer no calçadão da beira-mar, entre as avenidas Santa Rosa e Garibaldi, sempre às sextas-feiras, até o final de fevereiro, das 14h às 17h.
Nossa Onda é Preservar
O projeto “Nossa Onda é Preservar” é uma parceria da Prefeitura com a Patrulha Ambiental da Brigada Militar, a Patram, e a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a UERGS. Uma estrutura será montada no calçadão da avenida Beira-Mar, para debater e esclarecer com moradores e veranistas temas relacionados à educação ambiental e também divulgar a diversidade, a beleza e a importância do Litoral Norte do RS.
“Vamos orientar sobre a responsabilidade e os cuidados que devemos ter com a natureza e, principalmente, com o correto destino dos resíduos sólidos na beira da praia e na cidade em geral, além de explicações didáticas sobre os prejuízos ambientais que o descarte incorreto causa no meio ambiente como um todo”, explicou o titular da SEMMAPA, João Luiz Chaves.
A ação contará com a exposição de animais taxidermizados, esqueletos de animais marinhos, como vertebra de baleia, mandíbula de tubarão, coleção de moluscos e entrega de material informativo sobre a coleta seletiva do município. “Também será abordada a conservação e função das dunas, importância da flora local e da fauna da costa gaúcha e a influência das correntes marítimas sobre o “mar chocolatão”, característico do nosso litoral”, completou o secretário.
Feira de Adoção
A diretora do DEPAN, Giovana Ghidini, reitera que o Departamento está reforçando a adoção responsável, como uma forma de combater o abandono e maus-tratos de animais. “Além de participar com a adoção, também aceitamos doações de ração, que serão distribuídas para animais de rua do município”, complementou.
Todos os filhotes têm a castração garantida pela Prefeitura quando chegarem na idade mínima para o procedimento. Os filhotes estão desverminados. Já as vacinas ficam por conta do tutor.
Para adotar um pet é necessário apresentar documento de identidade, CPF e comprovante de residência, além de ser maior de idade. O candidato passará ainda por uma entrevista para conseguir realizar a adoção e assinará um termo de responsabilidade, assumindo o compromisso de cuidar do bem-estar e outras necessidades do animal.