Offline
Bolsonaro apresenta melhora e retira sonda nasogástrica, mas segue internado
Brasil
Publicado em 04/01/2022

O presidente não precisou passar por uma nova cirurgia, já que a obstrução no intestino se desfez. Ele já se alimenta por meio de uma dieta líquida

O presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), apresentou melhora em seu quadro clínico nesta terça-feira (4/12) e já se alimenta por meio de uma dieta líquida. Bolsonaro deu entrada no hospital Vila Nova Star, em São Paulo, na madrugada da última segunda-feira, (3/01) com obstrução intestinal.

O mandatário precisou de uma sonda nasogástrica – um tubo instalado do nariz até o estômago ou intestino – para se alimentar, mas o dispositivo já foi retirado. Bolsonaro, no entanto, segue sem previsão de alta, segundo boletim médico divulgado na noite desta terça pelo hospital.

“O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evoluiu com boa aceitação da dieta líquida ofertada durante o dia, o que motivou a retirada da sonda nasogástrica. O trato digestivo do paciente mostra sinais de recuperação. No momento, não há previsão de alta”, diz o comunicado, assinado por cinco médicos, incluindo dois diretores do hospital.

Desde que foi internado, a possibilidade de uma cirurgia para desfazer a obstrução intestinal chegou a ser cogitada, mas os médicos – incluindo o médico pessoal do presidente, Antônio Macedo – informaram que o tratamento foi eficaz e que uma intervenção cirúrgica não era necessária. A evolução clínica de Bolsonaro, segundo a equipe médica, foi satisfatória.

 

O presidente Jair Bolsonaro já foi internado outras vezes com problemas intestinais desde que sofreu um atentado a faca, durante a campanha eleitoral de 2018.

Leia a nota na íntegra:

São Paulo, 04 de janeiro de 2022 - O Hospital Vila Nova Star informa que o Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, evoluiu com boa aceitação da dieta líquida ofertada durante o dia, o que motivou a retirada da sonda nasogástrica. O trato digestivo do paciente mostra sinais de recuperação. No momento, não há previsão de alta. Direção médica responsável:

 

Dr. Antônio Luiz de Vasconcellos Macedo – Cirurgião-chefe

Dr. Leandro Echenique – Cardiologista do presidente

Dr. Ricardo Camarinha – Cardiologista da presidência

Dr. Antonio Antonietto – Diretor médico do Hospital Vila Nova Star

Dr. Pedro Loretti – Diretor geral do Hospital Vila Nova Star

IM
Israel Medeiros

 

Comentários