Na segunda-feira (03) a Guarda Municipal de Imbé (GMI) divulgou um relatório constando todas as ações desenvolvidas durante o ano de 2021. Conforme o levantamento, foram registrados 1.737 boletins de atendimento, incluindo ocorrências e outros serviços prestados. Foram realizadas 131 prisões pelos crimes de furto, roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e violência contra a mulher através da Lei Maria da Penha.
A GMI conta com uma Central de Operações que acompanha 24 horas por dia as câmeras de segurança espalhadas pela cidade, além de realizar o atendimento permanente através do telefone 153, que recebe ligações gratuitas de qualquer telefone fixo ou celular. Dentre as prisões registradas em 2021, 40 foram enquadradas na Lei Maria da Penha, 22 foram presos por furto, 18 foragidos foram capturados, 11 foram presos pelo crime de tráfico de entorpecentes, outros seis por posse de entorpecentes, quatro por roubo e dois por porte ilegal de arma.
“Com esses resultados apresentados, avalio como altamente positiva a atuação da Guarda Municipal em 2021, atendendo aos chamados da comunidade, prestando o devido serviço de segurança pública, com a realização dos encaminhamentos pertinentes, e continuará com a mesma postura neste ano”, avalia o secretário municipal de Segurança Pública e Trânsito (SEMSUP-T), Marco Antônio Emerim da Silva.
O titular da SEMSUP-T destaca também a integração da Guarda com as autoridades e outros setores da Prefeitura. “A Guarda Municipal foi instituída para auxiliar os órgãos de segurança pública e tem atuado frente a todo o tipo de ocorrência, fornecendo, cada vez mais proteção para nossa comunidade. Foram 552 serviços prestados em parceria com a Brigada Militar, Polícia Civil e Bombeiros, além de oferecer o apoio necessário para serviços de fiscalização tributária, ambiental e sanitária da Prefeitura e nas ações do Conselho Tutelar”, concluiu Marco.