O Departamento de Cultura, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Turismo, Desporto e Cultura (SETURDEC), apresentou na segunda-feira (27) a prestação de contas, referente aos projetos e atividades desenvolvidas em 2021. Conforme o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais, Lino Moura, foi distribuído o valor de R$ 341.346,23 aos trabalhadores da cultura, através do auxílio emergencial em cofinanciamento com a Secretaria Estadual de Cultura e Lei Aldir Blanc.
De acordo com o titular da SETURDEC, Uiraçu Pinto, 160 artistas foram contemplados nos editais e 105 cadastrados no Departamento de Cultura, onde atuaram em ações da pasta. “A classe cultural foi duramente afetada pela pandemia da covid-19 e o Poder Público entendeu que o auxílio era necessário. Embora alguns eventos estejam em processo de retorno, é justo que eles sejam valorizados”, justifica o secretário.
A diretora de Cultura Fátima Berro, destaca o projeto Resgate Cultural do Imbé, onde foram divulgados videoclipes de artistas do município. “Através do projeto, foi realizado um esquete teatral e 18 músicas foram compostas e gravadas por artistas da nossa cidade, que receberam recursos da Lei Aldir Blanc”, afirmou.
Ela lembra também que a Escola de Música realizou aulas online e oficinas nas escolas de Educação Infantil. “Recebemos também dois instrumentos que foram destinados à Escola Musical, através de uma premiação da Funarte”, disse. “Ainda, realizamos 10 'lives' divulgando os nossos artistas, participamos do lançamento do livro “Melinha - A Doce Abelha Rainha” da escritora Leda Saraiva, e recebemos aproximadamente duas mil visitas na Casa de Cultura”, concluiu a diretora.