Com o objetivo de economizar e otimizar a gestão dos gastos públicos, sobretudo no que diz respeito aos custos relacionados com energia, a Prefeitura de Imbé está investindo em energia solar para suprir a demanda de mais de 20 edificações da área da educação no município. Nesta terça-feira (23), o prefeito Ique Vedovato e a titular da Secretaria Municipal de Educação (SMED) Ruth Ruschel assinaram a contratação da aquisição dos equipamentos. O vice-prefeito Régis Cacetinho acompanhou o ato, juntamente com as secretárias adjuntas da Fazenda, Adriana Ramos, e da SMED, Rosiane Martins.
Lucas Wolker, engenheiro responsável pelo Departamento de Eficiência Energética e pela elaboração do estudo, também acompanhou o ato e detalhou o conteúdo da proposta. Segundo ele, o município está investindo, inicialmente, mais de R$ 1 milhão para compra dos equipamentos que serão instalados, no início de 2022, em todos os prédios da SMED, o que inclui os centros de educação, as escolas de educação infantil e de ensino fundamental e também as escolas que entrarão em funcionamento a partir do ano que vem. “Estamos trabalhando neste tema desde o início do ano. A implementação deste projeto de energia limpa e renovável proporcionará uma economia com energia elétrica de aproximadamente R$ 4,5 milhões aos cofres públicos durante a vida útil dos sistemas”, detalhou Wolker.
A ideia do governo é expandir o projeto, no futuro, aos demais prédios públicos. “A projeção é que até 2028 o município seja autossuficiente na produção de energia. Assumimos uma missão que possibilitará a independência energética do município, através da geração de energia, modernização de equipamentos antigos e eficientização da iluminação pública. A caminhada é longa e o percurso é cheio de desafios, mas com muito trabalho e planejamento vamos atingir esse objetivo”, projeta o prefeito Ique. “Além da economia e impacto positivo no meio ambiente, essas ações possibilitam o reinvestimento dos recursos em outras áreas, como investimentos na automação de processos, modernização dos serviços públicos e qualificação da infraestrutura do município”, complementa.
Sobre a energia solar
A energia solar é oriunda da luz e do calor do sol. É uma fonte limpa, renovável, sustentável e natural, e pode substituir a luz elétrica convencional. Ao captar a luz do sol por meio das placas fotovoltaicas, a energia solar converte-se em corrente elétrica. Sua instalação gera economia de até 95% na conta de energia e gera, entre outros benefícios, a proteção contra a inflação energética durante mais de 25 anos.