Em outros países, são 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas. No Brasil, são cinco dias a mais, totalizando 21, interligando as datas de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, e 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos, incluindo, ainda, o Dia Mundial de Combate à AIDS, 1º de dezembro, e o Dia do Laço Branco, 6 de dezembro, uma campanha internacional de mobilização dos homens pelo fim da violência contra as mulheres.
O tema desta edição dos 21 Dias de Ativismo é “Onde Você Está que Não me Vê?”. A primeira ação em Pelotas foi a Marcha Sirley Amaro no dia 20. A coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Manoela Rodrigues, diz que a Prefeitura, em parceria com a Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, elaborou uma programação que integra o calendário internacional de estratégia de mobilização pela prevenção e eliminação da violência contra mulheres.
Entre as ações, estão blitz para a entrega de kits com os absorventes arrecadados pela campanha Eu Menstruo, iniciada em agosto, junto com álcool gel, sabonete e material informativo, e o lançamento do caderno elaborado pelo Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben, voltado aos servidores municipais que trabalham com atendimento ao público, com o objetivo de capacitá-los a identificar e saber como encaminhar casos de violência contra a mulher e os serviços de atendimento disponíveis na rede pública.
A primeira blitz para a entrega de absorventes foi realizada na tarde desta segunda-feira (22), no bairro Navegantes, e novas serão efetivadas até março, dentro do projeto de descentralização do Centro de Referência da Mulher.
Confira a programação completa para os próximos dias
* Quinta-feira (25)
– Blitz pelo combate à Pobreza Menstrual, no Cras Fragata, com a participação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher. Serão entregues kits – Cartilha ‘Você não está sozinha’, Violentômetro, absorventes, álcool em gel, sabonete e bala com mensagens de empoderamento.
– Lançamento da Tecnologia Social que irá avaliar os índices de violência psicológica sofrida pelas mulheres. Será um Chatbot, pelo WhatsApp, com aplicação de questionário para as mulheres participantes. As respostas serão analisadas pelo projeto, que está sendo elaborado pelo grupo Mais Juntas, da UFPel, com colaboração do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência Professora Cláudia Pinho Hartleben, Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, através da Secretaria de Assistência Social, e Gamp.
*Terça-feira (30)
- Blitz pelo combate à Pobreza Menstrual, no Centro POP e Cadastro Único, com a participação da Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher. Serão entregues kits – Cartilha ‘Você não está sozinha’, Violentômetro, absorventes, álcool em gel, sabonete e bala com mensagens de empoderamento.
* Dia 3/12
– Blitz pelo combate à Pobreza Menstrual, na Emef Bibiano de Almeida, com a participação da Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher. Serão entregues kits – Cartilha ‘Você não está sozinha’, Violentômetro, absorventes, álcool em gel, sabonete e bala com mensagens de empoderamento.
* Dia 7/12
– Às 9h - Lançamento da Capacitação pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas e do Caderno Técnico da Mulher – no auditório da SAS, com a participação da prefeita Paula Mascarenhas, secretário José Olavo Passos, secretário de Segurança, José Apodi Dourado, e Rede de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
* Dia 10/12
- Às 10h – Painel sobre “Pobreza Menstrual e as Vulnerabilidades Acentuadas pela Pandemia”, com abertura pela prefeita Paula Mascarenhas. Painelistas: secretárias de Educação e Desporto, Adriane Silveira, e de Saúde, Roberta Paganini; professora da UFPel e ginecologista Larissa Bolzan; com a mediação de Manoela Rodrigues e Paola Fernandes. Local: auditório do Pelotas Parque Tecnológico.
* Dia 14/12
- Às 9h - Capacitação pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas e apresentação do Caderno Técnico da Mulher, no auditório da Secretaria de Assistência Social, à rua Marechal Deodoro, 404, Centro.
* Dia 16/12
- Blitz pelo combate à Pobreza Menstrual na UBS Lindoia, com a participação da Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher. Serão entregues kits – Cartilha ‘Você não está sozinha’, Violentômetro, absorventes, álcool em gel, sabonete e bala com mensagens de empoderamento.
* Dia 21/12
– Blitz pelo combate à Pobreza Menstrual no CDD Dunas, com a participação da Rede de Enfrentamento à violência contra a Mulher. Serão entregues kits – Cartilha ‘Você não está sozinha’, Violentômetro, absorventes, álcool em gel, sabonete e bala com mensagens de empoderamento.
ascom@pelotas.rs.gov.br