Offline
Imbé reduz para cinco meses intervalo para dose de reforço contra a Covid
Imbé
Publicado em 16/11/2021

Os quatro pontos de vacinação contra a Covid-19 em Imbé já estão considerando o novo prazo definido pela Secretaria Estadual da Saúde para aplicação da dose de reforço. Conforme orientação distribuída aos municípios gaúchos na última segunda-feira (15) – e que será oficializada através de nota técnica ainda nesta terça (16), o intervalo para aplicação da dose de reforço em profissionais de saúde e idosos a partir de 60 anos foi reduzido de seis para cinco meses após a aplicação da segunda dose.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Caroline Pimenta, explica que o objetivo é reforçar a imunização dos grupos vacinados há mais tempo, evitando o agravamento de casos e o aumento do número de hospitalizações e óbitos em decorrência da doença. “Um estudo da Secretaria Estadual da Saúde mostrou que 99,3% dos idosos que morreram de Covid entre agosto e novembro desse ano não tinham tomado a dose de reforço, o que evidencia a eficácia da vacina e torna ainda mais fundamental completar o esquema vacinal”, apela Pimenta.

Ela também lembra que há uma sinalização do Ministério da Saúde sobre a recomendação da dose de reforço para o público em geral acima de 18 anos, seguindo o novo intervalo de cinco meses. A oficialização aos municípios, no entanto, ainda não ocorreu. “Assim que tivermos essa confirmação e a autorização da Coordenadoria Regional de Saúde passaremos a ofertar a dose de reforço ao público em geral, mediante disponibilidade de doses”, completa a coordenadora.

Em Imbé a vacinação contra a Covid-19 pode ser feita nas salas de vacinação do Centro (ao lado do antigo Posto 24 Horas) e de Santa Terezinha (junto ao Pronto Atendimento da Zona Norte), das 9h às 12h e das 13h30 às 16h, e também nas salas das Unidades de Saúde da Família dos bairros Nova Nordeste e Mariluz, das 9h às 12h. Para receber as doses 1, 2 ou de reforço é obrigatório estar cadastrado no Vacinômetro - vacina.imbe.rs.gov.br.

assinatura_talis_decom

 

 

Comentários