O convênio com o Banco do Brasil, assinado há duas semanas, formalizou a adesão do município ao sistema de arrecadação integrada que permite a inclusão da modalidade de pagamento e, com isso, agiliza a quitação dos débitos. Ao apontar a câmera do smartphone para o código que virá impresso no documento, o contribuinte pode fazer o pagamento instantâneo da taxa através de qualquer aplicativo que disponibilize o Pix como forma de pagamento. A novidade já estará inclusa nos carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2022.
O gestor de Administração Tributária da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), Cristian Castilhos, lembra que o pagamento via Pix deve gerar uma economia de pelo um terço das taxas bancárias atualmente pagas pelos cofres municipais aos bancos da rede conveniada. “As guias emitidas diretamente na Prefeitura e também aquelas impressas por meio virtual, através do nosso site, já estão saindo com o QR Code que permite o pagamento via Pix. Isso vai aumentar nossa eficiência na gestão tributária e ampliar as possibilidades de recebimento dos tributos, sem necessidade de convênio com várias instituições financeiras”, avalia Castilhos.
O Pix, novo sistema do Banco Central, começou a funcionar no Brasil em 16 de novembro de 2020, permitindo pagamentos e transferências por pessoas ou empresas 24 horas por dia, sete dias por semana, de maneira instantânea, em qualquer instituição financeira participante e de forma gratuita. As guias de pagamento emitidas pela Prefeitura de Imbé continuarão disponibilizando o código de barras e a linha digitável para pagamento das taxas e impostos municipais através do Banrisul, do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal.