(crédito: Reprodução/Internet)
São 36 anos de carreira de sucesso com a criançada de diferentes gerações. Hoje, em tempos de pandemia na era digital, Patati Patatá também viraram fenômenos da internet. A dupla figura no 11° lugar para artista brasileiro mais visto na história do YouTube, entre todos os segmentos, acumulando quase 8 milhões de inscritos no canal, mais de 90 milhões de views mensais. Os perfis oficiais dos palhaços no Instagram, Facebook e Twitter também viram o número de seguidores crescer exponencialmente. No Tik Tok, eles têm mais de 470 mil seguidores.
Interagindo por meio de músicas que valorizam a amizade, a dupla entra no universo lúdico das clássicas brincadeiras infantis. São 18 CDs lançados, conquistando diversos discos de diamante com 300 mil cópias vendidas, 9 DVDs e se mantêm firmes nas plataformas de música streaming.
Com o Projeto Escola, Patati Patatá alcançou cerca de 12 mil crianças diariamente em diversas instituições de ensino, sempre convidando o público para sorrir e brincar. Agora, eles estão lançando um Sistema de Ensino, o qual eles consideram “uma forma de retorno e também de retribuir todo amor e carinho que sempre recebemos de todas as escolas”.
Ao Correio, a dupla falou dos desafios de conseguir se comunicar com crianças de gerações tão diferentes e das adaptações que tiveram que passar durante a pandemia, quando tiveram que se afastar do contato direto com a criançada. Também falou do engajamento em causas ambientais e sociais, que eles trazem para o trabalho junto ao público infantil. Eles se uniram A WWF-Brasil, ONG que atua em defesa do meio ambiente, e à WFP, uma agência da ONU para o combate à fome no Brasil e no mundo.
São quase 40 anos produzindo entretenimento para o público infantil com muito sucesso. Qual é o segredo para conquistar esse público? O que não pode faltar em produções voltadas para crianças?
O segredo é que fazemos tudo com amor e muita honestidade. Mesmo diante da evolução da tecnologia, a essência da criança é a mesma: ela quer alegria, diversão, dar risadas. Então sempre teremos o nosso trabalho nesta direção, e sempre conduzidos pelos princípios de valor da família e do amor a Deus.
Como foi o processo de adaptação ao período de pandemia, sem poder entrar em contato direto com a criançada?
Para todas as pessoas esse cenário foi muito triste. Mas nos adaptamos também, com toda segurança. Tanto por meio de shows drive-in, com um grande destaque para o realizado no Allianz Parque, em São Paulo, quanto nas nossas redes sociais, com lives, e embarcamos na onda do TikTok, que tem sido um grande sucesso.
Nas últimas décadas, houve uma diminuição da quantidade de conteúdo voltado para o público infantil na tevê aberta. Na opinião de vocês, ao que se deve isso?
Acreditamos que os serviços de streaming colaboraram para esta diminuição, mas por outro lado, também deram a oportunidade de estarmos presentes em mais canais. Aliás, nós estamos atualmente na Rede Mais Família, uma emissora de tevê aberta com alcance nacional, e que pertence ao mesmo grupo o qual integramos, a Rinaldi Produções.
Com a era digital, o que precisou ser modificado na produção de conteúdo para crianças de hoje? Imagino que deve ser bem diferente do que era feito nos anos 1980, por exemplo…
Acreditamos que o principal foi conseguir conversar com todas as gerações nestes quase 40 anos de história do Patati Patatá. A comunicação com as crianças mudou, passou por várias fases, e também criou mais respeito com o que dizer e como se comunicar com o público infantil.
Como está a situação do O Patati Patatá Circo Show em tempos de pandemia? Quais as adaptações?
Sempre nossa prioridade é oferecer o máximo de segurança e bem-estar para nosso público, por isso a reabertura foi feita respeitando todos os protocolos de segurança e com o limite de público permitido. Temos totens de álcool gel que ficam à disposição de todos, mantemos o distanciamento, toda nossa equipe de atendimento está sempre atenta a higienização constante dos ambientes e para evitar a aglomeração, temos a disposição um serviço muito legal que permite através de um aplicativo comprar alimentos, bebidas e produtos de nossa loja que são entregues diretamente no assento em que a pessoa está. Além realizarmos testes em nosso elenco, artistas e equipe.
Vocês se uniram à WWF e à WPF em prol de causas sociais urgentes do nosso tempo. Como trazer essas mensagens para o público de vocês?
É muito importante que as crianças tenham cada vez mais conhecimento do que acontece com o nosso planeta e com a sociedade, e que elas cultivem a empatia, a compaixão e a solidariedade, mostrando diferentes situações sociais. É uma honra promover a conscientização por meio da informação com alegria e amor.
Falem sobre esse Sistema de Ensino que vocês estão lançando. Vocês pretendem voltar presencialmente para as escolas?
Voltar presencialmente sempre foi um grande sonho, pois temos um carinho e uma gratidão enormes pelas escolas que sempre nos receberam de braços abertos. Com o Sistema de Ensino Patati Patatá, que foi construído com muito cuidado e amor, podemos levar as crianças que estão nos primeiros anos do aprendizado escolar, uma educação de qualidade e com a alegria do Patati Patatá. Então, lançar este sistema de ensino é uma forma de retorno e também de retribuir todo amor e carinho que sempre recebemos de todas as escolas.
Estagiário sob a supervisão de Severino Francisco
Naum Giló
Fonte Correio Braziliense.