Offline
Sete ao Entardecer Festival 2021 começa na segunda-feira
Publicado em 08/10/2021 21:03
Rio Grande do Sul

A Prefeitura de Pelotas informa que, na segunda-feira (11), começam as apresentações do Sete ao Entardecer Festival 2021 - projeto vinculado à Secretaria de Cultura (Secult). As apresentações virtuais ocorrerão sempre nas segundas-feiras, nos canais do Youtube da Secult (https://www.youtube.com/c/SecultPelotas) e do Sete ao Entardecer (www.youtube.com/seteaoentardecer), a partir das 19h, com duas atrações diárias. Dia 11, às 19h, Eduardo Freda e, às 19h30min, Serginho da Vassoura.

Os músicos
Eduardo Freda é vocalista, compositor, ritmista de escola de samba, violonista e percussionista. Atua na cena musical e cultural da cidade há mais de 20 anos. Entre 2001 e 2010, foi vocalista da banda Nação Suburbana com grande destaque na região. Atualmente, mantém dois projetos paralelos: a Banda de reggae Be Livin e a Banda Donna Dinah, que interpreta clássicos da Black Music brasileira. Em seu trabalho autoral, Freda é acompanhado da Banda Quintal de Sinhá, banda multirracial que desenvolve larga pesquisa sobre a sonoridade negra da região sul do Estado, trabalhando na divulgação do Sopapo, o nosso Atabaque – Rei.
O show do Sete ao Entardecer tem composições autorais e músicas inéditas, conta com vocal, violão e pedal loop station, com o qual Freda consegue explorar sons pré-gravados e beats que vão sendo explorados ao vivo. Nas canções, há a mistura de suas origens e raízes africanas à música popular brasileira, world music, samba, jazz, eletrônica e tambores.
Serginho da Vassoura é músico de rua, artista e ilusionista sonoro. É conhecido pela vassoura/guitarra, autoconfeccionada, e pelo microfone em lata de azeite. Cria instrumentos experimentais com materiais reciclados, extraídos de seu cotidiano. Improvisa sons e letras de acordo com o contratempo, com pitadas de humor e críticas sociais. Tocou pelas calçadas dos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás e Bahia e, no exterior, no Uruguai e Inglaterra. Participou de diversos festivais e eventos culturais como músico, produtor e/ou organizador e é reconhecido como personagem cultural de Pelotas pelo trabalho, diariamente, desde 2010, como músico de rua na praça Coronel Pedro Osório, no coração da cidade. Atualmente, desenvolve o projeto Ilusionismo Sonoro, marcado pela mistura singular entre Serginho e outros instrumentistas dos locais por onde passa, e o espetáculo Brasil Mad Max.
A proposta de ação para o Sete ao Entardecer Festival é intitulada Serginho da Vassoura e convidados: Das Tripas ao Coração e consiste em um show de músicas autorais. Os convidados são músicos e instrumentistas locais, parceiros de trabalho, que costumam atuar junto com Serginho na Banda Ilusionismo Sonoro. O show apresenta parte do novo álbum Led Zé Pilintra, de Serginho da Vassoura, com lançamento em breve, e contará com músicas inéditas e regravações. 
Sobre o edital
O Edital 0001/2021, publicado em junho, selecionou 35 ações culturais, em âmbitos digital e virtual, para compor a programação do Sete ao Entardecer Festival.
Comentários