Offline
1ª Capacitação sobre Escuta Especializada para a Rede de Proteção à Crianças e Adolescentes foi realizada em Imbé
Regional
Publicado em 12/08/2021

Foi realizada na manhã desta quinta-feira (12), a primeira Capacitação para a Rede de Proteção à Crianças e Adolescentes vítimas e ou testemunhas de violência, conforme prevê a Lei Federal nº 13.431/2017, referente a Escuta Especializada. O seminário é destinado às orientadoras e diretoras das escolas da rede municipal, e ocorreu, na Câmara de Vereadores do município.

 

As palestras são ministradas pelas psicólogas Mirian Cardoso, da Secretaria Municipal de Saúde e Aline Ramos, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SMDS). “A ideia é capacitar todos os profissionais que, de alguma forma, trabalham com crianças no município. Estamos iniciando com os profissionais da educação, e o objetivo é oferecer instrumentos para que eles possam lidar e realizar os encaminhamentos adequados conforme protocolos estabelecidos a fim realizarmos o atendimento protetivo para crianças e adolescentes que passam por situações de violência”, relatou Aline.

 

Um dos instrumentos de enfrentamento a estas situações é a escuta especializada, que conforme a Lei nº 13.431/2017, se configura como o procedimento de entrevista sobre situação de violência com criança ou adolescente, limitando o relato estritamente ao necessário para o cumprimento de sua finalidade de proteção, a ser realizada por equipe técnica capacitada.

 

O evento foi realizado pelo Comitê de Gestão Colegiada da Rede de Cuidado e de Proteção Social de Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência, que é composto por representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente (COMDICA), Conselho Tutelar, Delegacia de Polícia Civil, secretarias municipais de Desenvolvimento Social, Educação, Segurança Pública e Trânsito, Saúde, e da Mulher e Direitos Humanos.

 

Departamento de Comunicação - Prefeitura de Imbé

Comentários