Offline
Atletas do Remar para o Futuro garantem vaga na semifinal do Mundial de Remo
Regional
Publicado em 08/07/2021

 

Jovens atletas do Projeto Remar para o Futuro da Prefeitura de Pelotas estão na República Tcheca, cidade de Racice, representando o Brasil no Campeonato Mundial de Remo, que teve início quarta-feira (7) e segue até domingo (11). No Segundo dia de prova, a equipe pelotense garantiu vaga para semifinal. Seis dos dez brasileiros da categoria sub 23 são integrantes do projeto pelotense, que atua, exclusivamente, com alunos de escolas da rede pública municipal e que integra as estratégias do Pacto Pelotas pela Paz.

Fotos: divulgação/Confederação Brasileira de Remo

Todas as provas do campeonato podem ser acompanhadas ao vivo pelo site da World Rowing, pois, devido ao protocolo de segurança, a entrada na raia é permitia apenas para os participantes, sem presença de público torcedor. As provas ocorrem no período da manhã, no horário do Brasil, mas à tarde em Racice, que tem um fuso de cinco horas a mais. Os atletas Robson Radmann, Facundo Mezquita, Shaiane Ucker, Evelen Cardoso, Mariana Macedo e Piedro Xavier pedem torcida à população pelotense.

Resultados 

- Quarta-feira (7)

No primeiro dia de provas, o Brasil estreou nas Eliminatórias do Mundial de Remo Sub 23, com a disputa do Quatro Sem Masculino (BM4-). Com o barco tripulado por Daniel Lima, Facundo Duarte, Robson Radmann e Sebastian Solari, competiu na Bateria 1 e ficou com a 5ª posição. Com esse resultado, segue para a Repescagem na sexta-feira. 

Na segunda prova do sub 23, Piedro Tuchtenhagen disputou a Bateria 1 das Eliminatórias do Single Skiff Masculino Peso Leve (BLM1x). Nos primeiros 500 metros, o pelotense manteve-se na 2ª posição. Mas, a partir da metade da prova, brigou pelo primeiro lugar com o remador da Alemanha. Os barcos ficaram praticamente empatados até os 250 metros finais. Porém, nos últimos metros, o barco do Peru acelerou e levou a 1ª colocação. Alemanha ficou com o 2º lugar e o Brasil com a 3º posição. Com esse resultado, Piedro segue para a Repescagem.

- Quinta-feira (8)

Piedro Tuchtenhagen disputou a Bateria 1 da Repescagem do Single Skiff Masculino Peso Leve (BLM1x) e conquistou a 2º posição. Brasil e Irlanda logo se destacaram na prova, deixando os outros barcos para trás. Na linha dos 1.000 metros, Piedro estava apenas 0,58 segundos atrás do barco irlandês. Ao longo da segunda parte da raia, os barcos mantiveram suas posições, encerrando com Irlanda na primeira colocação. Com esse resultado, o pelotense disputará a Semifinal A/B no sábado.

Na segunda prova do Brasil, de quinta-feira, a equipe feminina estreou nas Eliminatórias do Quatro Sem (BM4-). O barco tripulado por Shaiane Ucker, Maria Clara Lewenkopf, Mariana Macedo e Evelen Cardoso competiu na Bateria 2, encerrando a prova na 4ª posição. Com esse resultado, segue para a Repescagem na sexta-feira.

Informações sobre os resultados foram extraídas da página oficial da Confederação Brasileira de Remo.

O coordenador técnico do Remar para o Futuro, Oguener Tissot, acompanha os atletas, em Racice, como treinador da equipe feminina e destaca a importância da participação do projeto em um campeonato mundial, independentemente dos resultados. “A experiência que a equipe está adquirindo, nesta primeira participação em campeonato mundial, será muito importante para a trajetória deles como atletas jovens, que poderão disputar na mesma categoria até 2025”. Além da realização pessoal de cada integrante do Remar para o Futuro, o desempenho dessa equipe vem incentivar outros jovens estudantes das escolas municipais de Pelotas a se aproximarem do esporte, ressaltou Tissot.

Atualmente, o projeto tem 30 vagas, mas, em breve, estará abrindo novas oportunidades para os estudantes da rede pública municipal de Pelotas.

Sobre o Remar

O Remar para o Futuro é realizado pela Prefeitura Municipal de Pelotas em parceria com Academia Remo Tissot, Universidade Federal de Pelotas e Clube Centro Português, onde ocorrem os treinos nas águas do arroio Pelotas. A coordenação geral do projeto é do professor-doutor Fabricio Boscolo del Vechio da Escola Superior de Educação Física (Esef) da UFPel. Conta com apoio do Clube de Regatas do Flamengo, além de empresas e profissionais voluntários que atuam no processo de formação dos atletas.

Redação: Tatiana de la Torre
Imagens: Divulgação/Confederação Brasileira de Remo

 

Comentários