A ampliação de investimentos estruturais está entre as próximas metas da Prefeitura também na área da educação. O prefeito Ique Vedovato detalhou as principais ações que deverão ocorrer a médio e longo prazos. O objetivo é melhorar ainda mais as estruturas hoje existentes.
“Hoje temos oito escolas de Educação Infantil e sete de Ensino Fundamental, sendo que temos mais uma de Fundamental em obras (do Balneário Presidente). Além disso, dois centros de apoio pedagógico da educação básica, os CAPEBs, e o Centro Referencial de Atendimento ao Educando, o CRAE. Nossa cidade conta, ainda, com projetos educacionais importantes como os centros esportivos municipais e escola de música”, ressalta Ique, lembrando ainda que mais duas escolas estaduais compõe a rede pública de educação de Imbé. Ao todo, hoje são atendidos mais de seis mil alunos na rede de ensino do município.
Entre as próximas e principais metas estão as conclusões das obras de prédios novos em andamento, que são os casos das escolas de Educação Infantil Chapeuzinho Vermelho, no Centro, e Tia Marica, no Balneário Albatroz, e as de Ensino Fundamental Tiradentes (Centro), Olavo Bilac (Albatroz) e a do Balneário Presidente. “Sobre essa última, estamos aguardando o Governo Federal repassar os valores para pagamento da empresa contratada para que tenha continuidade”, explica o prefeito.
Também é meta a ampliação da EMEI Jardelino Peroni (Centro) e a própria EMEI Chapeuzinho Vermelho, após sua conclusão, além da EMEI Peixinho Dourado (Harmonia), utilizando a área onde hoje funciona o CAPEB 2. A EMEF Professora Jusseni Euzébio de Oliveira também terá sua área ampliada.
Obras novas também estão sendo planejadas
Uma série de novas obras estão no planejamento da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC). Além da criação de novas estruturas, a construção de prédios novos para substituir as atuais instalações de instituições de ensino fazem parte das metas do Governo Municipal.
Entre as novas instituições, estão a construção de uma Escola de Educação Infantil no Balneário Presidente, o CAPEB 3, que será construído ao lado do CRAE, no Centro, e uma nova escola de Ensino Fundamental em Santa Terezinha, que formará um complexo junto com a construção de uma nova estrutura para a EMEI Vô Jovino. “Hoje temos a Escola Estadual Reinaldo Vaccari, que num futuro não distante, deverá se tornar somente de Ensino Médio, criando a necessidade de oferta de uma escola de Ensino Fundamental naquela região”, explica o prefeito Ique Vedovato.
No Balneário Albatroz, é intenção do Governo Municipal a construção de mais um espaço para o Centro Esportivo Estudantil da Zona Norte, no local onde os índios ficam acampados na temporada de veraneio. Nesta mesma área, conforme o prefeito, será construída a nova sede do CAPEB 2. “Também construiremos um Centro de Convenções que será sede da Escola de Música, na Avenida Santa Rosa, e ainda um ginásio de esportes em Santa Terezinha”, complementa o prefeito, lembrando que a EMEF Rui Barbosa também terá um novo prédio cujas obras ocorrerão em dois módulos, de forma semelhante a da EMEF Tiradentes, cuja construção está em pleno andamento.
Texto:Leandro Luz
Departamento de Comunicação - Prefeitura de Imbé