O Vice-prefeito Flavinho Corso recebeu em seu gabinete na última sexta-feira (25/06), os representantes da EMATER-RS Flávio José de Souza Junior e Mariana Silva. Na pauta do encontro estavam ações direcionadas aos pescadores de Tramandaí.
Na reunião, que teve a presença da Secretária de Meio Ambiente Dalma Machado, foi tratado o processo de autorização ambiental para atividade de reforma de sarilhos (para pescadores artesanais com o devido Registro Geral de Pesca-RGP).
“Essa é uma estrutura essencial para a atividade em nosso município. Queremos agradecer aos profissionais da EMATER pelo encontro e dizer que estamos projetando ações que beneficiem diretamente os nossos pescadores”, disse o Vice-prefeito Flavinho Corso.
De acordo com a Secretária de Meio Ambiente Dalma Machado, também foi tratada a isenção da taxa de serviços ambientais para atendimento destas autorizações, ação que já foi apresentada na câmara e aprovada de maneira unânime.
Também participou da reunião no gabinete a Chefe do Departamento de Licenciamento Ambiental da Prefeitura de Tramandaí, Eduarda Machado Krás.
O que são sarilhos?
São tradicionais estruturas de madeira utilizadas por pescadores para guardar as embarcações junto aos trapiches, na beira da lagoa.
Dia do Pescador: O 29 de Junho marca o Dia de São Pedro, Padroeiro dos Pescadores. A data é feriado municipal em Tramandaí.
Texto: Maria Luiza Baltazar (ASCOM)
Foto: Paola Damazio (ASCOM)